Sem mais enrolação, vamos ao passo-a-passo!
1) Faça o download do Eclipse ADT que será a IDE de desenvolvimento que utilizaremos na maioria de nossos tutoriais Android. Ao inicia-lo ele irá pedir um "Workspace" que será o local em seu computador onde ficaram armazenados seus projetos. Iniciando a IDE, clique "File" na barra de ferramentas, posicione em "new" e em seguida selecione "Android Application Project":
Na "wisard" que se segue iremos às configurações iniciais de nosso projeto e digamos que a mais importante. Iremos determinar intervalo de versão de Android que nosso aplicativo irá aceitar, nome, pacote, tema, etc.
2) É importante saber o que cada item desses significa e como configura-los para atender a demanda e padrão do mercado. O primeiro e segundo nome talvez sejam os mais intuitivos.
No primeiro campo será o nome do seu aplicativo sem restrição nenhuma de caracteres especiais (*&¨%$).
No segundo campo será o nome do seu projeto, que por padrão é o nome do seu aplicativo, porém sem espaços em branco e sem caracteres especiais.
No terceiro, apesar de o nome também ser intuitivo, pouca gente sabe qual o padrão do mercado. O padrão para seu "Package Name" (nome do pacote da sua aplicação) é "com.nomedaempresa.nomedoaplicativo". Isso mesmo, se você já trabalhou com projetos Java Web já está familiarizado com isso. Muitas pessoas começam a desenvolver aplicativos e não têm ainda uma empresa ou sequer pensam em abrir; nesse caso eu sugiro colocar seu sobrenome ;) .
Minimun Required SDK (como o nome já diz) será a mínima versão de SDK Android que seu aplicativo irá aceitar. Atente-se para duas dicas: Primeira, quanto menor a versão aceita pelo seu aplicativo maiores adaptações deverão ser feitas para garantir um código compatível e para conseguir utilizar recursos mais sofisticados (até mesmo visual como é o caso a ActionBar que é aquela famosa barrinha de botões); Segunda, apenas 12% dos aparelhos Android distribuídos mundialmente utilizam a versão 2.x do Android, a versão 3.x foi praticamente extinta do mercado (foi a versão que não deu certo, tipo o windows vista da microsoft rsrsrs) e toda a grande maioria utiliza a versão 4.x como é possível conferir aqui no próprio site do Android . Sendo assim, utilizando a SDK de número 14 você já consegue utilizar quase todos os novos recursos ao mesmo tempo que engloba aproximadamente 87% dos aparelhos distribuídos mundialmente. Show de bola! Não?
Target SDK será a versão mais alta de SDK em que seu aplicativo será capaz de ser executado (deixa a última como padrão).
Compile With será a versão com que sua aplicação será compilada (como a ultima versão do SDK que é a Android L ainda está em fase beta, evite dores de cabeça e mantenha a versão 20 rsrs).
Theme será o tema da sua aplicação. Praticamente é uma configuração dispensável pois raramente aplicativos mantém esses temas predefinidos, os desenvolvedores sempre deixam seus aplicativos com sua cara. Ficará assim:
3) Clique em "Next". Na próxima tela iremos deixar as configurações padrões, porém é bom que saibamos o que cada opção significa.
A primeira opção irá criar um ícone principal para nossa aplicação. Ícone que será mostrado no celular ao instalar a aplicação assim como será mostrado como "home" na nossa "ActionBar" (citada anteriormente).
A segunda irá criar a primeira "telinha" do nosso aplicativo (é bom para exemplo na criação das demais).
A terceira opção marca nossa aplicação como biblioteca para apenas ser usada dentro de outras aplicações. Não utilizaremos essa opção.
A quarta cria seu projeto dentro do seu "Workspace" (que selecionamos na inicialização da IDE Eclipse ADT ).
A quinta e última opção é no caso de termos um conjunto de aplicações onde mostramos em nosso Project Explorer parte de cada uma e neste caso é se quisermos adicionar essa nossa nova aplicação à este conjunto. Não a utilizaremos.
Ficará assim:
4) Clique em "Next" e na próxima tela iremos deixar nosso ícone ser criado conforme o sugerido (depois podemos alterá-lo facilmente para um ícone qualquer que tenhamos criado para nosso aplicativo).
4) Na próxima tela escolheremos o tipo de "telinha" que será criada como nossa primeira tela do aplicativo. Tenha em mente que uma aplicação Android divide uma "tela" em duas partes: layout.xml e TelaActivity.java, onde na primeira você "desenha" o layout da sua tela e na segunda você manipula e altera em tempo de execução cada componente que você "desenhou" em seu layout. Sendo assim, daqui em diante quando falarmos de "Activity" estaremos falando de "tela" e cada "Activity.java" tem seu arquivo "layout.xml" correspondente. Deixe a seleção em "Blank Activity" para que uma Activity simples seja criada.
5) Depois de explicarmos a relação Activity - layout fica fácil saber o que será feita nessa próxima tela. Aqui escolheremos o nome de nossa Activity e arquivo de layout que será criado. Por convenção, toda Activity termina com o nome Activity e todo arquivo de layout tem o prefixo "layout_" acrescentando o nome da Activity correspondente. Para incentivar seguir esta convenção a "wisard" do Eclipse ADT já nos induz a segui-la. Para aprendizado, nomearemos nossa Activity principal para PrincipalActivity. Ficará assim:
Clique em "Finish" e seu primeiro projeto estará criado e pronto para ser executado!
É isso aí pessoal! Se tudo ocorreu bem e você seguiu o "Passo-a-Passo", você acaba de criar sua primeira aplicação Android, e não é só isso, agora você sabe o que faz e o que significa cada opção que é disponibilizada na "wisard" Eclipse ADT de criação de projetos Android! Até a próxima! ;)
Vou deixar meu e-book de configuração de ambiente Java onde eu ensino a instalar e a configurar Java, JDK e as variáveis de ambiente, Eclipse, Apache Tomcat e o Banco de dados PosgreSQL e muito mais...
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